O autor

Alessandro Casagrande é engenheiro agrônomo formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). É especialista em Ciência do Solo e Mestre em Meio Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade Federal do Paraná – UFPR. Membro efetivo do Instituto Histórico Geográfico do Paraná – IHGPR e curador membro da Fundação João José Bigarella – FUNABI.

É pesquisador da história ambiental brasileira destacando-se pelo trabalho de recuperação do acervo do geólogo, geógrafo e paleontólogo alemão naturalizado brasileiro Reinhard Maack (1892-1969), que resultou na digitalização e catalogação de mais de 2000 fotografias e 13 horas de películas 16 mm relativas às expedições de Maack pelo Paraná entre 1926 a 1962. O projeto, iniciado no ano de 2000, contou com a colaboração do Goethe Institut de Curitiba e resultou em exposições nacionais e internacionais sobre a História Ambiental Brasileira.

É idealizador e coordenador do projeto da REDE BRASILEIRA DE HISTÓRIA AMBIENTAL – RBHA, portal com caráter científico sobre a divulgação da história ambiental brasileira.