Carlos Alberto Menarin apresenta bibliografias na RBHA

A História Ambiental vem se desenvolvendo como prática historiográfica desde meados da década de 1970, particularmente nos EUA. No Brasil, sua institucionalização ainda é mais recente, mas que já contamos com uma produção bibliográfica de peso quanto à crítica da destruição da natureza no país.

A presente sessão busca apresentar de maneira sucinta obras que tratam dessa intrincada relação entre História e Meio Ambiente, sob diversas perspectivas. Não se almeja uma revisão crítica das obras, mas sim apresentá-las aos diversos interessados no tema. Além da sinopse, sempre que possível, indicaremos links externos para resenhas críticas sobre a obra.

Assim ofereceremos também um instrumento de pesquisa útil ao compilar diversas contribuições de distintas áreas do conhecimento tendo como eixo as relações das sociedades humanas com o mundo natural e suas mútuas implicações.  Algo que possa auxiliar não apenas os acadêmicos afeitos ao tema, mas principalmente os professores de ensinos Fundamental e Médio, que por vezes necessitam tratar da temática ambiental em salas de aula, mas com pouco tempo para pesquisas bibliográficas complementares.

Carlos Alberto Menarin é historiador ambiental e autor do livro “À Sombra dos Jequitibás : O Parque Estadual de Vassununga entre os Interesses Públicos e Privados, 1969-2005”.

 

 

Tags: