Lançamento do livro Histórias de uma Ciência Regional: Cientistas e suas Instituições no Paraná

No próximo dia 15 (quarta-feira), na Livraria Curitiba, no Shopping Estação, o historiador Fabiano Ardigó, ex-aluno do curso de História da Universidade Tuiuti do Paraná, fará o lançamento do livro Histórias de uma Ciência Regional.

Ardigó, responsável pela organização do livro, é Mestre em História da Ciência pela Universidade de Oxford, na Inglaterra, onde atualmente, cursa o primeiro ano do Doutorado. Ele também é o autor do segundo capítulo que trata da “Fase científica do Museu Paranaense”.

Confira no site www.historiadasciencias.org alguns documentos originais que foram utilizados na pesquisa, além de fotos que não foram incluídas no livro, mas que são igualmente reveladoras.

Para Ardigó, quando se fala de ciência a dimensão regional é raramente enfocada. Por um lado, fala-se de uma ciência universal, sem pátria, com verdades absolutas, por outro, apontam-se projetos com cunho essencialmente nacionais. Esses dois extremos são questionados nessa publicação da editora Contexto que conta com o prefácio escrito por Pietro Corsi, da Universidade de Oxford. ?Nessa coletânea de artigos, escrita por oito autores, o nível regional é apontado como uma possibilidade de se questionar realmente o que chamamos de ciência brasileira?, declara o organizador.

Histórias de uma Ciência Regional conjuga duas fascinantes  dimensões do passado brasileiro. De um lado apresenta alguns dos personagens históricos que ousaram desafiar os obstáculos para se fazer ciência no Brasil durante o século XX. Além da já conhecida falta recursos, as dificuldades encontradas por estes protagonistas muitas vezes eram de outra natureza. Para produzir ciência alguns deles enfrentaram desde os tórridos desertos da África até os grandes rios brasileiros, passando por matas infestadas de mosquitos e cobras até alguns dos picos mais altos do país.

De outro lado, este livro explora um universo científico através das questões que ocuparam as mentes desses cientistas. Como era a nossa topografia quando toda a América do Sul estava coberta por enormes geleiras? Era mesmo possível caminhar até a África, já que não havia um oceano nos separando? Quais animais viviam neste inóspito ambiente? O livro é encerrado com um convite aos estudos comparativos que poderiam levar o mesmo enfoque histórico e científico a outras regiões do país. Afinal, se não temos uma visão clara de toda a produção científica brasileira, como podemos estar certos de que o todo da ciência nacional que conhecemos realmente representa a soma das partes?

Serviço:

Lançamento do livro Histórias de uma Ciência Regional

Data: 15 de junho (quarta-feira)

Horário: 18h30

Local: Livraria Curitiba ? Shopping Estação ? Av. Sete de Setembro, 2775 ? Curitiba ? PR

Quem comparecer à noite de lançamento do livro participará de um sorteio de uma máquina fotográfica.

Mais informações: 3330.5118

Organizador:

Fabiano Ardigó  

É historiador e doutorando em História da Ciência pela Universidade de Oxford. Autores:

Alessandro Casagrande

É engenheiro agrônomo, pós-graduado em Ciência do Solo e mestre em Meio Ambinte e Desenvolvimento (Made/UFPR).  

André de Souza Carvalho

É historiador e especialista em acervos de História da Ciência no Paraná.  

Drielli Peyerl

É historiadora e doutoranda em Ensino e História de Ciências da Terra do Instituto de Geociências da Unicamp.  

Elvio Pinto Bosetti

É doutor em Geociências e  professor do Departamento de Geociências e do Programa de Mestrado em Gestão do Território da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Graciela de Souza Oliver

É doutora em Ensino e História de Ciências da Terra do Instituto de Geociências da Unicamp e professora de História da Ciência da Universidade Federal do ABC (SP).

Maria Elizabeth Lunardi

É doutora em Estratégia e Gerenciamento de Organizações pela Université de Lille (França) e mestre em Política Científica e Tecnológica pela Unicamp.

Pietro Corsi

É especialista em História e Filosofia das Ciências da Vida e autor de vários livros e artigos acerca das relações entre Ciência e Sociedade no Reino Unido, França e Itália durante o século XIX. Atualmente é catedrático de História da Ciência da Universidade de Oxford.