“Mappa Florestal” de Gonzaga de Campos faz 100 anos

Obra publicada há 100 anos sob os auspícios do Serviço Geológico e Mineralógico do Brasil pretendia ser uma base de estudos para a criação de reservas florestais.

Em 2012, a clássica obra do Dr. Gonzaga de Campos completa 100 anos. A publicação, que tinha caráter conservacionista ao se tentar inventariar quais eram as áreas e tipos florestais encontrados no Brasil no início do século XX, pretendia estabelecer reservas florestais no país através deste estudo conforme indica no seu prefácio,

“Entre as providencias para a grande obra da defesa e conservação das florestas, figura em primeira linha o estabelecimento de reservas florestaes. Estas reservas serão tomadas em geral sobre áreas actualmente cobertas de mattas. Algumas vezes, porém, será necessario replantar ou mesmo crear as florestas. E’, portanto, indispensavel desde logo conhecer approximadamente a localisação dessas florestas no territorio brasileiro. A representação figurada no mappa junto é uma tentativa nesse sentido; corresponde a um ensaio preliminar indicando os pontos que devem ser objetto de levantamentos e estudos minuciosos do Serviço Florestal”.

 A Rede Brasileira de História Ambiental- RBHA disponibiliza a versão original em .pdf e na versão em .epub

“Mappa Florestal” de Gonzaga de Campos, 1912  (.pdf) – 7,20mb

 “Mappa Florestal” de Gonzaga de Campos, 1912  (.epub) – 280 kb

 

 

Tags: , ,