O Projeto da RBHA

A Rede Brasileira de História Ambiental-RBHA (www.historiaambiental.org) é um rede virtual de informações que visa difundir a história ambiental brasileira através da pesquisa, aquisição, digitalização, catalogação e produção de conteúdos multimídia para democratização da informação histórica sobre a natureza do Brasil. Em vários países do mundo já foram formadas redes de informação sobre esta temática.

A RBHA é uma iniciativa inédita no país de centralização da informação histórico-ambiental brasileira, principalmente no que concerne a iconografia dos séculos XIX e XX do país. O portal foi criado em janeiro de 2007, sendo fruto de um trabalho de pesquisa iniciado em 1998 na área iconográfica brasileira sobre história e meio ambiente. A Rede Brasileira de História Ambiental-RBHA tem como princípio ser colaborativa, ou seja, os usuários auxiliam na construção do banco de dados do site a partir de sua filiação na RBHA. O conteúdo do portal tem a chancela Creative Commons – Atribuição-Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas.

A democratização e centralização da informação histórico-ambiental têm sido disponibilizadas na internet na última década nos países europeus e norte-americanos. A exemplo da American Society for Environmental History (http://www.aseh.net) e da European Society for Environmental History (http://eseh.org). A História Ambiental é o estudo da história das relações do homem com a natureza. Apesar de ser uma ciência relativamente recente desenvolvida por um grupo de pesquisadores americanos em meados dos anos 70, o estudo vem se destacando no cenário internacional e tomou corpo no Brasil nos anos 90. O trabalho em rede tem sido cada vez mais adotado nos países desenvolvidos no sentido da criação de banco de dados históricos e da democratização ao seu acesso.

O portal www.historiaambiental.org é a primeira iniciativa no Brasil e da América Latina de se reunir, através de conteúdos multimídia, a informação a respeito da história ambiental do país. A despeito de o Brasil ser um país importante no mundo pela sua biodiversidade e por toda sorte de exploração ambiental, inexistia qualquer iniciativa de criação de um portal sobre a temática historia e meio ambiente.

O Brasil tem se mostrado um campo fértil para estudos da história ambiental. Além disso, tem se destacado como nova ciência socioambiental da atualidade. O projeto do portal tem um grande potencial científico-cultural, justificando-se principalmente pela dispersão destas informações no país e pela sua carente democratização. O estudo da história ambiental, devido a sua interdisciplinaridade, tem sido utilizado por pesquisadores de diversas ciências sociais e ambientais como subsídio a estudos da atualidade, entre eles:

  • A reconstrução de ambientes naturais do passado;
  • A análise da história das idéias, das percepções e dos valores sobre o mundo natural.
  • Estudo da exploração econômica e seu impacto sobre o ambiente. 

A democratização da história ambiental pode dar uma contribuição decisiva para entendermos o nosso passado e o nosso presente de país rico em recursos naturais e assolado por dívidas sociais.